A coordenadora do Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas (Nupar) do MPPI, promotora de Justiça Cynara Barbosa, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (14) com o presidente da OAB/PI, Celso Barros, e a presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Direito Sistêmico da OAB/PI, Gilliane Almeida, para apresentação do projeto “Nupar – Plantando a Semente”. A iniciativa também foi apresentada à presidente da Comissão de Processo Civil, Olívia Brandão Melo Campelo.

O projeto “Nupar – Plantando a Semente” tem como foco intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos. Entre os objetivos estão a aproximação de órgãos ao Núcleo, a disseminação de ações relacionadas à Justiça Restaurativa e às Práticas Autocompositivas na instituição, levar à sociedade a compreensão do sistema de Justiça Multiportas, além da diminuição da litigiosidade e a promoção da cultura de paz.
“Foi um importante momento de diálogo para reafirmar a importância da união das instituições em favor de uma cultura de paz e de uma justiça restaurativa”, disse a coordenadora do Nupar/MPPI, Cynara Barbosa.
O Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas do Ministério Público do Estado do Piauí – (Nupar/MPPI), atualmente regido pelos Atos PGJ nº 1091/2021 e nº 1221/2022 e tem sede em Teresina, estando localizado na Casa da Cidadania.
