Uma equipe do Núcleo de Práticas Autocompositivas e Restaurativas (NUPAR), do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), realizou, nesta terça-feira (27), atividade do “Projeto Reconstruindo Vínculos”, na Casa de Punaré.
O projeto “Reconstruindo Vínculos” visa intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos. A Casa de Punaré é uma unidade de acolhimento, ligada à prefeitura de Teresina, que atende adolescentes do sexo masculino, entre 12 e 18 anos, em processo de rompimento com vínculos familiares e expostos às situações de violência.
O espaço desenvolve trabalhos pedagógicos para garantir a integridade física dos adolescentes, bem como atua para a reinserção no seio familiar ou no acesso ao projeto Família Acolhedora.
“Na oportunidade, realizamos um círculo de construção de paz com toda equipe do Abrigo. Foi um momento de muita troca entre os presentes”, avaliou a coordenadora do NUPAR, a promotora de Justiça Cynara Barbosa.
A metodologia dos círculos de construção de paz é uma sistematização da prática de relacionamentos interpessoais ancestrais, que aponta para a democracia participativa e está baseada na horizontalidade das relações, nas capacidades e potencialidades individuais e na força da comunidade.



