Foto: O coordenador-geral do FNG e os coordenadores dos comitês conduziram os trabalhos do plenário do CNMP, em Brasília. Os participantes inscritos acompanharam a reunião em plataforma virtual. Fonte: CNMP.
Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram da 1ª Reunião Ordinária de 2023 do Fórum Nacional de Gestão (FNG), realizada nos dias 19 e 20 de junho, segunda e terça-feira. O evento foi promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), em plataformas virtuais.
O FNG tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação de melhores práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público brasileiro. Nesta edição, cerca de 300 representantes de todas as unidades da instituição, em todo o país, reuniram-se para analisar, avaliar e propor planos de ação para os principais desafios enfrentados na implementação do Mapa Estratégico Nacional.
A abertura da reunião foi conduzida pelo coordenador-geral do FNG, Paulo Roberto Ishikawa, membro colaborador da CPE e que representou o seu presidente, conselheiro Moacyr Rey Filho. O coordenador-geral destacou a expressiva participação dos integrantes dos comitês e a importância da atuação do fórum na revisão do Plano Estratégico Nacional.
O MPPI tem representantes em todos os comitês que compõem o fórum: no Comitê de Representantes da Administração Superior (RAS), Cláudia Seabra, chefe de gabinete do PGJ; no Comitê de Políticas de Gestão de Tecnologia da Informação (CPTI), Ítalo Garcia e Marcos Maciel; no Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP), Raimundo Neto e Francisco Carlos Júnior; no Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO), Ítalo Vaz e Clériston Ramos; no Comitê de Políticas de Gestão Estratégica (CPGE), Denise Aguiar e Nayrah Machado; no Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA), Afrânio Oliveira e Pedro Nascimento; no Comitê de Políticas de Gestão de Comunicação Social (CPCOM), Edigar Neto e Shaianna Araújo.
Para a titular do MPPI no RAS e chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, as reuniões do FNG são excelentes oportunidades de compartilhamento de experiências, conhecimentos e boas práticas. “Os encontros possibilitam a promoção de estudos e discussões, além da implementação de melhores práticas de gestão, a partir de articulação com os diversos ramos e unidades do MP brasileiro. Na reunião de hoje, construímos juntos conhecimento e soluções para a atualização do planejamento estratégico e a consequente edificação de um Ministério Público mais forte, assertivo e resolutivo”, declarou.