O Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa do direito à saúde no município, promoveu nesta terça-feira (20), uma audiência extrajudicial itinerante para analisar a situação da ocupação dos leitos utilizados por pacientes de longa permanência em hospitais da capital. A atividade aconteceu no Hospital Infantil Lucídio Portela.

No decorrer da audiência extrajudicial, foram atualizadas as situações das crianças do Hospital Infantil Lucídio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Maternidade Wall Ferraz e Hospital de Urgência de Teresina. Os representantes de cada instituição informaram a situação atual dos internos, com as deliberações resolvidas após a última audiência realizada. Foi informado que alguns pacientes já conseguirão retornar às suas cidades de origem.

O acompanhamento das crianças internadas por um longo tempo é uma das ações que faz parte do projeto intitulado “Reconstruindo Laços na Saúde”. Essa iniciativa visa, dentre outras coisas, buscar alternativas extrajudiciais, proporcionando o diálogo interinstitucional para conseguir realizar as transferências desses pacientes para suas cidades de origem, com o intuito de reaproximar os laços familiares. Além disso, tem como finalidade a desospitalização desses menores, uma vez estando aptos clinicamente.

Estiveram presentes, ainda, representantes da Secretaria de Saúde do Estado, da Fundação Municipal de Saúde, da Diretoria de Atenção Básica e da Associação Piauiense de Municípios.