Nesta segunda-feira (5), a promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) do Ministério Público do Piauí, realizou uma capacitação sobre Medidas Protetivas Urgentes para integrantes da patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar do Piauí.

A promotora abordou as questões legais que envolvem a concessão de medidas protetivas às mulheres vítimas de violência, as inovações legislativas e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo NUPEVID no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Essa ação da Polícia Militar, de promover uma capacitação da Patrulha Maria da Penha, é uma iniciativa louvável, exitosa, porque mostra o compromisso de prestar um serviço de excelência à mulher em situação de violência, ou seja, um atendimento realmente humanizado. Todos os atores da rede foram chamados para participar desse momento, cada um com a sua expertise”, afirmou a promotora.

Amparo Paz reforçou, ainda, a importância do atendimento humanizado para não revitimizar a mulher. “Essa capacitação mostra que há um compromisso de se prestar um serviço de qualidade, que é realmente o que essas mulheres em situação de violência necessitam. A Polícia Militar está de parabéns por essa iniciativa”, completou.

Certificado

Ao final da capacitação, a coordenadora do NUPEVID recebeu um certificado de palestrante na formação da Patrulha Maria da Penha e distribuiu as cartilhas sobre o Projeto “PAPO DE HOMEM”, aos policiais militares que participaram da capacitação.