A promotora de Justiça e coordenadora do Caodij/MPPI, Joselisse Nunes, representou o Ministério Público do Piauí (MPPI) na manhã desta quarta-feira (27) no Seminário “Nas trilhas do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. O evento foi realizado no Centro Pastoral Paulo VI pela Rede um Grito Pela Vida – CRB em Teresina.

Com o propósito de capacitar líderes, sensibilizar e informar sobre o combate ao tráfico de pessoas e questões relacionadas ao trabalho análogo à escravidão e à exploração sexual, foi lançada durante o evento, uma cartilha elaborada pela CNBB em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil.

Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, destacou que o lançamento da Cartilha vai ajudar na informação e na mobilização, para que a rede de combate a essas situações seja fortalecida. “Infelizmente essa ainda é uma realidade muito presente em nossa sociedade. Precisamos trabalhar juntos para erradicar esse mal que acomete tantas pessoas”, ressaltou.
O arcebispo ainda deixou um apelo, para aqueles que forem comparecer às eleições dos novos Conselheiros Tutelares que acontece no domingo, dia primeiro de outubro. “Vamos votar de uma maneira consciente, por pessoas que sejam comprometidas com a defesa e a promoção da vida, sobretudo da vida vulnerável”, completou.

Segundo a promotora Joselisse Nunes, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do MPPI é muito atento a essa problemática que deve ser combatida com apoio de várias frentes. “Em toda e qualquer situação que possa parecer tráfico humano, principalmente quando envolver crianças e adolescentes, deve-se buscar o Conselho Tutelar, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Estadual ou ainda entrar em contato pelo Disque 100, ferramenta que permite fazer a denúncia de forma anônima”, esclareceu a representante ministerial.
Fotos: Ascom da ASA
Com informações da Arquidiocese de Teresina