A Promotoria de Justiça de Barro Duro promoveu, na última sexta-feira, 15 de setembro, reunião com os candidatos a conselheiro tutelar da comarca de Barro Duro, que compreende as cidades de Passagem Franca do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Félix do Piauí, Prata e Santa Cruz dos Milagres. Além dos candidatos, participaram do encontro representantes da Justiça Eleitoral, membros dos Conselhos Municipais da Infância e Juventude (CMDCA’s) e das comissões especiais responsáveis por conduzir o processo de eleição. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barro Duro.

Durante a reunião, o promotor de Justiça Ari Martins, que coordenou a reunião, prestou esclarecimentos sobre o processo, as competências das comissões especiais e dos conselhos municipais, as atribuições do Ministério Público, o papel da Justiça Eleitoral, entre outros assuntos.

O representante do Ministério Público falou, também, sobre o transporte de eleitores. Ari Martins explicou que vai expedir uma recomendação para cada uma das seis cidades da comarca, orientando que o Executivo busque viabilizar transporte público, com veículos e motoristas, devidamente cadastrados, para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. A lista com os automóveis e os condutores deverá ser encaminhada à Promotoria de Barro Duro para que o órgão possa realizar a devida fiscalização.

Outro ponto abordado pelo promotor foi a segurança. O titular da PJ de Barro Duro afirmou que vai solicitar às Polícias Civil e Militar que fiquem de plantão no dia da votação e que aumentem o efetivo de agentes.

Os participantes da reunião ouviram o representante da Justiça Eleitoral, Sidney Moraes, chefe do cartório eleitoral. Ele apresentou orientações quanto à utilização dos equipamentos e a distribuição das urnas eletrônicas.

Como deliberações da reunião, o promotor já determinou a expedição de ofício solicitando o apoio das Polícias Civil e Militar e da recomendação quanto ao transporte de eleitores.