O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio das 12ª e 29ª promotorias de Justiça de Teresina, realizará, no dia 27 de setembro, uma roda de conversa sobre doação de órgãos. A atividade ocorrerá no auditório da sede leste do MPPI em Teresina, a partir das 8h.  Durante o evento, ocorrerá ainda o cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

A roda de conversa ocorre no âmbito da campanha setembro verde, criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O evento contará com a participação do promotor de Justiça Eny Pontes, do diretor geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) Rafael Soares de Souza, e da coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Maria de Lourdes Veras.

A participação do público poderá ocorrer de modo presencial e online (com transmissão via plataforma microsoft teams). Durante a roda, serão apresentados os aspectos jurídicos da temática e informações acerca da realização do cadastro no banco nacional de medula óssea. No dia 16 de setembro, acontecerá o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea.

Doando Vidas

Após análise do cenário nacional de doações, o MPPI identificou que a média brasileira de recusa familiar no ano de 2022 foi de 46%. No Estado do Piauí, este número tem sido ainda maior, cerca de 64% no ano de 2022 (188 potenciais doadores, tendo 120 recusado a doação).

Por isso, as 12ª e 29ª promotorias de Justiça de Teresina desenvolvem o projeto institucional “Doando Vidas” que visa, dentre outros pontos, fomentar a doação de órgão no Estado do Piauí.

Participação presencial:
https://aplicativos3.mppi.mp.br/eventosceaf/publico/verCurso.xhtml?id=1344

Participação online:

https://aplicativos3.mppi.mp.br/eventosceaf/publico/verCurso.xhtml?id=1345