Psicóloga Cinthya Selma mostrou resultados de um estudo de Harvard que acompanhou a vida de um grupo de pessoas durante 75 anos

O Programa Reeducar, desenvolvido pelo Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público do Estado do Piauí (NUPEVID/MPPI), chegou ao sétimo módulo da 7ª edição nesta terça-feira (26). O encontro, que acontece sempre na última terça-feira do mês, dialoga com homens envolvidos em situação de violência doméstica e familiar em um momento de reflexão sobre as suas atitudes, que os levaram até ali, e respectivas consequências.

A convidada do mês de setembro foi a psicóloga Cinthya Selma, que falou sobre as boas relações intrafamiliares e a qualidade de vida. Ela mostrou os resultados do The Harvard Study of Adult Development (O Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento do Adulto, em tradução livre), que acompanhou as vidas de 724 homens, do fim da adolescência até a idade avançada, durante 75 anos.

“Ter bons relacionamentos com a família, amigos e comunidade leva a uma maior longevidade. Mas não basta ter boas relações, é preciso cultivá-las. Fortalece nossa felicidade. Se a gente puxar para o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, é possível perceber a importância disso. Por isso, devemos ter inteligência emocional para não entrar em uma briga, por exemplo. A consciência permite manter a calma”, explicou.

Cynara Veras, psicóloga do NUPEVID, fortaleceu a discussão sobre o tema falando sobre como as pessoas “escolhem”, ao longo da vida, pessoas para criar vínculos. “A ciência mostra algo sobre o saber comum, algo que já vivenciamos, como o fato das boas relações fazerem bem. Existe uma ressignificação nos relacionamentos, como o tio que faz função de pai, o irmão que faz função de amigo. Precisamos ter alguém com quem possamos contar”, acrescentou.

A coordenadora do NUPEVID e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crime (NAVI) do MPPI, promotora de Justiça Amparo Paz, explica que é preciso ter uma vida organizada em vários aspectos para manter uma boa saúde mental. “Precisamos cuidar hoje da alimentação, de hábitos saudáveis, como também das boas relações familiares. Cultivar boas relações no âmbito familiar também evita casos de violência. A felicidade, ou o estado de plenitude, também depende do outro”, destacou.

Durante o encontro, os reeducandos assistiram a um vídeo e participaram de uma roda de conversa, na qual puderam perceber a importância de manter boas relações para uma vida saudável. “É preciso ter empatia, que é se colocar no lugar do outro”, comentou um dos homens que participam do grupo reflexivo executado pelo NUPEVID/MPPI.

Sobre o Programa Reeducar

Criado em 2016, o programa “Reeducar – O Homem no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher” é promovido pela 10ª Promotoria de Justiça de Teresina e o NUPEVID/MPPI, sob coordenação da promotora de Justiça Amparo Paz. O projeto reúne grupos de homens envolvidos em contextos de violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de sensibilizá-los sobre o reconhecimento, a reflexão e a responsabilização dessas violências.

O programa estimula a mudança de comportamento sobre a cultura machista e a desigualdade de gênero, fomentando o respeito à mulher e ao bom convívio familiar. Em 2023, o projeto chega à sétima edição, com previsão de encerramento em dezembro.

MATÉRIAS RELACIONADAS