Após atuação do Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Itainópolis, o réu Valdir de Jesus Sousa foi condenado pela prática do crime de tentativa de feminicídio. A sessão do Tribunal do júri aconteceu no dia 15 de setembro. O promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu, membro do GAEJ, representou o MPPI e Juíza de Direito da Vara Única, Mariana Marinho Machado, fixou a pena.
O Conselho de Sentença acatou, por maioria, a tese do órgão ministerial, condenando o réu a cinco anos de reclusão por ter cometido o crime de tentativa de homicídio qualificado à traição, emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima, em face de sua companheira.
O crime aconteceu nas proximidades do mercado público na cidade de Isaías Coelho. A comarca do município é agregada à de Itainópolis. Na ocasião, a vítima e réu se encontravam no mercado público. No momento em que a vítima o chamou para ir para casa, Valdir de Jesus, utilizando-se de um canivete, a golpeou onze vezes pelas costas. A vítima sobreviveu após ser socorrida pelo pai dela e outras pessoas que estavam no local.