A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), Áurea Madruga, esteve presente nesta quarta-feira (08) na cerimônia de posse da gestão 2023/2027 e eleição da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Parnaíba. A assembleia aconteceu no auditório Luís Francisco do Rêgo Monteiro, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

O momento faz parte do processo de conclusão da instalação do CBH Parnaíba. A nova gestão é composta por representantes do Ceará, Maranhão e Piauí, formada por usuários da água, poder público e entidades civis.

“Onde há recurso hídrico, há emprego, saúde, dignidade e vida. O Piauí é o Estado com maior número de municípios abastecidos pela Bacia do Parnaíba, portanto, é importante atentarmos para a sua importância. A instalação do Comitê é fundamental para viabilizar a gestão sustentável dos recursos hídricos no Piauí. O Ministério Público estará atuante para garantir o cuidado desses recursos”, disse Áurea Madruga.

Coord. do Caoma, promotora de Justiça Áurea Madruga.

Ainda na ocasião, ocorreu a eleição da diretoria do Comitê. Ao final, os empossados elegeram e aprovaram o regimento interno do Comitê.

CBH do Parnaíba

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba) é um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Foi instituído pelo Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. Sua diretoria provisória foi empossada em 27 de julho do mesmo ano.

O Comitê é a instância em que devem ser discutidos, democraticamente e com transparência, os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia.

A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba abrange uma área de 333.056 km², dos quais 75% estão inseridos no Estado do Piauí, 20% no Maranhão e 5% no Ceará, onde vivem cerca de 5 milhões de habitantes. São 277 municípios, sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.