Os municípios de Santa Cruz do Piauí, Paquetá do Piauí e Dom Expedito Lopes receberam ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do PROCON Móvel, e da Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), de 18 a 22 de março. O objetivo das ações itinerantes é expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo MPPI.

A primeira cidade a receber o Programa foi Santa Cruz do Piauí, nos dias 18 e 19, seguida de Paquetá, no dia 20, e de Dom Expedito Lopes, nos dias 21 e 22. Na ocasião, o Procon registrou 29 reclamações, sendo 40% delas sobre débitos de empréstimos rurais, de beneficiamento familiar. Referem-se a situações em que os consumidores procuraram os bancos populares para realização de empréstimos especiais com juros menores, na expectativa de melhorar sua renda familiar, mas em que não conseguiram quitar suas dívidas.

Além dos atendimentos, Santa Cruz do Piauí recebeu uma palestra sobre fraudes nos empréstimos consignados, no auditório do CRAS. Além disso, a equipe do MP divulgou o site consumidor.gov.br para seis turmas de ensino médio da Unidade Escolar Severo Maria Eulálio, bem como explicou sobre a competência do PROCON.

A Ouvidoria também registrou reclamações e pedidos de informações, esclareceu dúvidas sobre o funcionamento do MP e encaminhou demandas para órgãos como o Procon Itinerante, o Procon Municipal de Picos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal e a sede das Promotorias de Justiça de Picos, entre outros.

Ao todo, foram realizados 31 atendimentos, via sistema da Ouvidoria, sendo 13 no município de Santa Cruz do Piauí, 14 em Dom Expedito Lopes e quatro em Paquetá do Piauí.

A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, permitindo o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público, e o poder público, o que permite mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento às necessidades da sociedade.