A coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, e a promotora de Justiça da 31ª PJ de Teresina, Gladys Gomes Martins de Sousa, participaram do curso de aperfeiçoamento “A atuação do MP na tutela coletiva do controle externo da atividade de segurança em grandes eventos”, realizado na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

O treinamento aconteceu nos dias 17 e 18 de abril e foi iniciativa da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP) em parceria com a ESMPU. O objetivo do curso foi capacitar os participantes sobre a atuação ministerial na tutela coletiva, a estrutura organizacional e os protocolos de atuação nos órgãos e unidades ministeriais em relação à temática.

Além dessa capacitação, a coordenadora do GACEP, Fabrícia Barbosa, participou da 17ª edição do Projeto “Segurança Pública em Foco”, também promovido pela CSP, com o tema “Enfrentamento do racismo na atividade policial”, no dia 17 de abril, na sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Conforme a promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, foi discutida, na oportunidade, a necessidade de enfrentamento do racismo estrutural e institucional, que se encontra enraizado não só na polícia, como também no sistema penal e nas instituições públicas e privadas, e se reflete no processo de encarceramento em massa no Brasil.

Ao final do encontro, o conselheiro Jaime de Cassio Miranda, presidente da CSP/CNMP, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho, no âmbito da CSP, para tratar do enfrentamento do racismo na atividade policial, com a finalidade de criar protocolo e manual destinado a orientar a atuação ministerial.