A Promotoria de Justiça de Miguel Alves concluiu nessa quarta-feira, 15 de maio, a primeira fase de capacitação do Projeto “É Preciso Conhecer para Proteger”, que visa fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes no município. Foram realizados seis encontros em escolas municipais da sede e das localidades da zona rural de Miguel Alves. O trabalho foi idealizado e executado pela promotora de Justiça Luana Azêredo, em parceria com o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Durante os encontros, a promotora apresentou orientações sobre como os profissionais de educação podem identificar sinais de violência, onde e como procurar ajuda, além de instruções sobre qual fluxo a ser seguido em casos de violência.

Além das capacitações com professores, diretores e supervisores da rede de ensino, o projeto estimulou a criação do Comitê de Gestão Colegiada e do fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Outro produto importante do projeto foi a elaboração da cartilha “É Preciso Conhecer para Proteger”. Exemplares do material foram distribuídos para os profissionais da educação e agentes do comitê.

Ao final do projeto, será feita uma pesquisa com os profissionais de educação para verificar o nível de conhecimento sobre o tema e a relevância do projeto para o exercício das atividades.

Matéria relacionada

MPPI promove lançamento de projeto sobre prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes no município de Miguel Alves