Representando o Ministério Público do Piauí (MPPI), o promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, responsável pela 1ª Promotoria de Gilbués, participou na cidade de Monte Alegre do Piauí, do fechamento da campanha “Maio Amarelo”, em alusão ao 18 de maio, instituído por lei como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Inicialmente foi realizada uma caminhada pelo centro da cidade, que contou com a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas do município, autoridades locais, profissionais da educação, representantes dos órgãos da rede proteção, como o Conselho Tutelar, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e de populares.
Após isso, houve concentração na praça central da cidade, ocasião em que o representante do Ministério Público iniciou o ciclo de palestras do evento. O promotor Gilmar Avelino falou sobre a importância da campanha que se encerrava. Ele abordou, ainda, a relevância da atuação dos órgãos da rede de proteção de crianças e adolescentes, a responsabilidade criminal dos abusadores e dos que têm o dever de proteção, a escuta especializada e o depoimento especial, entre outros assuntos. O responsável pela 1ª Promotoria de Gilbués propôs que campanhas com esse teor sejam permanentes e colocou o Ministério Público local à disposição para o apoio necessário.
Ao fim do evento, o promotor de Justiça visitou a sede do Conselho Tutelar de Monte Alegre. Na oportunidade, ele se reuniu com os conselheiros tutelares do município.