Foi realizado na manhã dessa quarta-feira (05) o recebimento de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS) junto ao Centro de Logística, na zona sul de Teresina. O material arrecadado é resultado do projeto “Meia-Entrada Solidária”, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 31ª Promotoria de Justiça de Teresina, com apoio da Kalor Produções.
Ao todo, foram arrecadadas 12 toneladas de alimentos durante o evento “Sem Erro”, realizado em Teresina. A Promotora de Justiça Glayds Gomes, idealizadora do projeto, comenta que é de costume a doação à instituições filantrópicas, mas que, diante da situação vivenciada pelos gaúchos, foi pensado que, em especial esta destinação, seja realizada ao estado sulista.
O Assessor Técnico dos Correios, Lúcio Solano, informa que, por dia, é transportada cerca de trinta toneladas por dia ao Rio Grande do Sul, por meio de dois caminhões. Ele explica ainda que o material fica armazenado na sede dos Correios em São Paulo (SP) e é enviado conforme orientações da Defesa Civil do RS. “Sabemos da situação e da importante tarefa, principalmente pela doação de alimentos”, afirma.

O Ministério Público do Piauí conta também com campanha para recolhimento de doações. Estão sendo recebidos diversos itens, como alimentos não perecíveis, ração para animais, produtos de limpeza e outros. Os donativos podem ser entregues nas sedes do MPPI em Teresina.
Projeto “Meia-Entrada Solidária”
A iniciativa consiste na celebração de termos de ajustamento de conduta com produtoras de eventos, que se comprometem, a título de compensação, a oferecer ao público a possibilidade do pagamento da meia-entrada solidária para acesso aos shows. As pessoas que aderem a essa modalidade pagam ingresso com valor reduzido à metade, sob a condição de doarem alimentos.