O Núcleo das Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri (NUPROJÚRI) realizou, nessa quinta-feira, 27 de junho, reunião, sob a coordenação do promotor Regis de Moraes Marinho, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Teresina, com a participação dos demais membros do Núcleo, Ubiraci de Sousa Rocha, titular da 14ª Promotoria do Júri de Teresina, e o Nielsen Silva Mendes Lima, recém titularizado na 13ª Promotoria de Teresina, para aprimorar o trabalho do órgão.
Durante a reunião, foi tratado sobre a necessidade de alinhamento para atuação conjunta entre os órgãos de execução, que fazem parte do Núcleo do Tribunal do Júri. A finalidade é garantir maior efetividade na defesa dos direitos à vida e à segurança pública. Uma das ideias é a formação de um banco de dados sobre a atuação das organizações criminosas em delitos dolosos contra a vida e conexos. Para isso, serão fechadas parcerias com outros órgãos ministeriais e entidades externas ao MPPI.
Durante a reunião foram discutidas, ainda, medidas necessárias ao combate ao avanço das organizações criminosas e a escalada dos homicídios atrelados a esse tema. Outros assuntos abordados na reunião, foram a nova sistemática de arquivamento dos inquéritos policiais, a implementação da 3ª Vara do Tribunal do Júri e as demandas de organização interna do Núcleo.
Também participaram da reunião o analista ministerial Huggo Rocha e os assessores de Promotoria Ana Luíza Resende e Rodrigo Leite.