O Ministério Público do Piauí (MPPI), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), promoveu, na manhã desta terça-feira, 09 de julho, a celebração de termos de fomento entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Filantrópicas. A assinatura dos documentos ocorreu no auditório da sede do MPPI, na zona leste de Teresina, e foi conduzida pela promotora de Justiça Marlúcia Evaristo.

As representantes da ILPIs

A partir dos acordos firmados, o município de Teresina fará repasses financeiros às ILPIs para ajudar na manutenção dessas instituições de acolhimento às pessoas idosas. A assinatura dos termos de fomento ocorreu dentro do fluxo de inserção de pessoas idosas em ILPIs de Teresina, que está em construção pelo município a partir de solicitação do MPPI e da DPE-PI. Outra ferramenta que está em desenvolvimento é um sistema informatizado, por meio da Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados).

“Quando o fluxo e o sistema estiverem concluídos, nós teremos critérios objetivos para a inserção dessas pessoas idosas nas Instituições de Longa Permanência. Assim, a fila de espera vai andar de forma mais democrática e transparente. O fluxo está bem próximo de ser concluído e implementado no município de Teresina”, explicou a promotora Marlúcia Evaristo.

Os termos foram assinados por representantes das ILPIs Lar das Flores de Maria, Casa Frederico Ozanam, Casa São José e o Abrigo São Lucas e pela secretária da Semcaspi, Maria do Socorro Neta. O momento foi acompanhado também pela defensora pública Sarah Miranda e pelos conselheiros municipais de Assistência Social de Teresina (CMAS), Elias Barbosa e Maria Soares.