O Piauí registrou uma taxa de suicídio de 11,83% em relação ao total de óbitos contabilizados no estado em 2021, segundo maior percentual do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com um índice de 12,37%. Os dados são do boletim epidemiológico sobre o panorama dos suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde, em fevereiro deste ano.

“Hoje ocorreu uma reunião do projeto Mapeando Cuidados, em que deliberamos com as universidades: a pública UFDPAR e privadas Faespi e Estácio, sobre a continuidade do projeto Mapeando Cuidados no sentido de criar uma rede de fortalecimento do ensino superior de assistência em psicologia”, disse a promotora de Justiça Karla Daniela, após diálogo ocorrido, nesta terça-feira (9), na sede leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em Teresina.

A criação e o fortalecimento dessa rede de ensino superior na assistência de psicologia serão oficializados através de um termo de cooperação técnica que, será proposto pelo MPPI, com a perspectiva de melhorias para a política de saúde mental do estado.

“Inicialmente vamos fazer um grupo de WhatsApp com a perspectiva de um aplicativo para que todas as universidades se integrem e conheçam a quantidade de vagas de plantão psicológico, de terapias, para não existir filas, com o propósito de maior dinâmica na assistência, nas universidades, paralelamente ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial do Sistema Único de Saúde(SUS) e também a psicologia na assistência social do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), nos Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) e Centro de Referência de Assistência Social do Brasil (CREAS)”, acrescentou a promotora de Justiça Karla Daniela, que também é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde(Caods/MPPI).

O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec/MPPI) também foi convidado para participar dessa reunião. A coordenadora do Centro, promotora de Justiça Flávia Gomes, destacou a importância do estabelecimento de parcerias para a promoção de um melhor atendimento à população, nos consultórios psicológicos.

Para a diretora de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Julianne Alencar, a parceria que será estabelecida por meio do Acordo de Cooperação é uma ação inovadora que proporcionará diversos benefícios para a população.

Também participaram da reunião: representantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI) e da Faculdade Estácio e a psicóloga do MPPI Gabriela Amâncio.

Mapeando Cuidados

O Projeto “Mapeando Cuidados” objetiva promover a melhoria do acesso às ações e serviços de atenção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico, no Estado do Piauí, por meio da divulgação da rede de atendimento existente, com a realização de campanhas informativas, podcasts e rodas de conversas, bem assim da realização de articulação com os gestores públicos para fomentar o aperfeiçoamento e fortalecimento dos fluxos acesso aos serviços.