Os municípios de Guaribas, Caracol, Anísio de Abreu e São Braz receberam ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do PROCON Móvel, de 5 a 9 de agosto. O objetivo das ações itinerantes é expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo MPPI.

Durante a X Jornada do Procon Itinerante, foram registradas 94 reclamações sobre diferentes temas, como abastecimento de água. Além disso, foram ministradas palestras e capacitações e realizada visita de estudantes ao Procon Móvel.

Em Guaribas, o atendimento aconteceu na Praça 12 de Outubro, no dia 5, e foi ministrada palestra para os idosos na Câmara dos Vereadores, pela coordenadora do programa Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque.

À tarde, houve capacitação conduzida pelo servidor do MPPI Antônio Ítalo para os professores do CETI Paulo Freire, sobre a utilização de plataformas de resolução de conflitos – consumidor.gov.br, para que a escola trabalhe o tema com suas turmas.

Antônio Ítalo orienta professores do CETI Paulo Freire sobre plataforma consumidor.gov.br

Já o município de Caracol recebeu a visita do Procon Itinerante no dia 6. Na oportunidade, os estudantes da Unidade Escolar Antônio Soares Rocha receberam orientações sobre como utilizar o consumidor.gov.

Antônio Ítalo conversa sobre direitos do consumidor com estudantes.

Em Anísio de Abreu, os atendimentos aconteceram na Praça Sebastião Rodrigues, nos dias 7 e 8 de agosto. As atividades contaram com uma visita à Escola Letícia Macedo, para divulgar o consumidor.gov.br aos estudantes do ensino médio.

Também houve a visitação dos alunos da educação básica da Unidade Escolar Dirceu Arcoverde ao ônibus do Procon Móvel. Cerca de 60 alunos de três turmas, de faixa etária entre 8 e 10 anos, dividiram-se em grupos organizados pelos professores da escola, conheceram como se desenvolve o trabalho do Procn, receberam orientações sobre consumo e receberam o folder educativo “Vamos Conhecer”.

“A cada criança que entrava, era uma nova descoberta. Foi um momento muito importante para eles, que não tinham conhecimento do tema, nem que um ônibus poderia ser transformado em sala de atendimento. Houve muita interação dos alunos e dos professores, que também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Procon Itinerante”, explicou Sheyla Albuquerque.

Em São Braz, foi realizada capacitação para os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no qual toda equipe que trabalha com os idosos recebeu informações compartilhadas por Sheyla Albuquerque. Entre os assuntos abordados, estava o tema “Fraudes nos Empréstimos Consignados”, com foco no público das pessoas idosas. A servidora do Procon orientou os participantes a não entregar documentos, a não clicar em links suspeitos e a optar por fazer empréstimos de forma presencial e acompanhados por pessoa de confiança, buscando evitar os crescentes casos de fraude contra esse público.

“A X Jornada do Procon Itinerante foi muito produtiva. Em todos os municípios, o órgão teve uma grande procura. O que nos chamou atenção nessas cidades foi o desabastecimento de água. Muitas pessoas que não recebem esse bem essencial e, mesmo assim, são cobrados pela manutenção de hidrômetro, sem que a casa possua qualquer relógio medidor. Outro fato que nos impactou foi vários alunos que concluíram sua graduação e não receberam seus diplomas”, destacou a coordenadora do Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque.

Ela ainda frisou que todas as demandas serão monitoradas pelo Procon de forma continuada, para dar a resposta a cada consumidor que confiou seu problema ao olhar do órgão de defesa do consumidor. Além disso, as reclamações com potencial coletivo serão, também, encaminhadas à Promotoria de Justiça da regional responsável para providências.

Caso seu município não possua Procon, também é possível acessar canais de resolução de conflitos, como o consumidor.gov.br.

“O número de reclamações recebidas valida a importância do trabalho desenvolvido pelo Procon Itinerante, que leva cidadania e oportunidade a cada consumidor, para resolver seus problemas de consumo”, concluiu Sheyla Alburquerque.