O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC/MPPI), disponibilizou, nesta terça-feira (10), uma atualização da cartilha “Eleições Mais Inclusivas”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 150 milhões de eleitores; desse total, mais de 01 milhão são pessoas com algum tipo de deficiência e mais de 30 milhões são pessoas idosas.

No Piauí, 2.698.764 pessoas estão aptas a votar nas eleições de 2024. Desse total, 24.693 são pessoas com deficiência. Quanto aos eleitores considerados pessoa idosa, 10,9% possuem idade entre 60 a 69 anos; 6,47% entre 70 a 79 anos; e 3,07% acima de 79 anos.

“Lançamos mais uma edição desse material, para difundir e assegurar a defesa dos direitos das pessoas idosas e com deficiência no âmbito do processo eleitoral, bem como reforçar o nosso compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, explica a promotora de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do Caodec.

A publicação foi elaborada em atenção ao processo eleitoral em curso e com vistas ao fortalecimento da democracia. O material apresenta conceitos básicos e direitos assegurados aos eleitores, sobretudo às pessoas com deficiência e pessoas idosas.

Entre as orientações e informações apresentadas na cartilha também estão dicas de comportamentos inclusivos. A cartilha conta com uma linguagem escrita e visual acessível, com ilustrações.

Acesse a cartilha aqui: