O Ministério Público do Piauí (MPPI) por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Picos, realizou de 27 de agosto a 19 de setembro, inspeções nos municípios de Aroeiras do Itaim, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Francisco Santos, Geminiano, Paquetá, Picos, Monsenhor Hipólito, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, São João da Canabrava, Santo Antônio de Lisboa, São Luís do Piauí, São José do Piauí, Sussuapara e Wall Ferraz.


As inspeções ocorreram em execução ao Projeto “MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica”, gerenciado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS) e integra o Plano Geral de Atuação para os anos de 2024/2025. A iniciativa tem o objetivo de realizar um diagnóstico detalhado e recomendar medidas para o aprimoramento de centrais farmacêuticas e de farmácias dos serviços de saúde, visando assegurar a qualidade dos medicamentos, bem como assegurar o suprimento dos medicamentos destinados à atenção básica de saúde da população.

Participaram das atividades o titular da 7ª Promotoria de Justiça de Picos, promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, a Assessora de Promotoria Thays de Moura Amorim e os estagiários Alícia Rodrigues Aquino e Guilherme Isidório da Rocha Abreu.

As equipes da Vigilância Sanitária dos respectivos municípios também acompanharam as inspeções. O promotor Paulo Maurício Araújo destacou que a iniciativa faz parte dos esforços do MPPI para melhorar a qualidade do atendimento farmacêutico nas localidades, contribuindo com um sistema de saúde mais eficiente e acessível.