O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) aderiu à campanha Novembro Azul, que tem por finalidade incentivar os homens a cuidarem da saúde e, em especial, conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Nesse sentido, o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida do MPPI promoveu na manhã dessa sexta-feira (29) uma série de atividades alusivas à campanha. O momento aconteceu no espaço Angico Branco, local parceiro da instituição ministerial.
A programação teve início com fala de boas-vindas do Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Rodrigo Roppi. “Essa atividade tem o objetivo de nos fazer compreender a importância do cuidado com a nossa saúde. Sabemos que a Campanha Novembro Azul tem como foco a prevenção ao câncer de próstata, mas queremos ampliar essa visão para outras doenças que acometem os homens e sobre a necessidade de prevenção”, disse.
Após as boas vindas, os participantes acompanharam a palestra “Atividade Física como aliada no combate ao Estresse e à Ansiedade”, conduzida pelo profissional de Educação Física Ricardo Paraguassú. Um torneio de vôlei masculino foi promovido durante o evento.
A ação foi encerrada com um lanche e uma apresentação musical do promotor aposentado Walter Siqueira e do maestro Paulo Dantas. De acordo com a Resolução CNMP nº 265/2023, a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos Integrantes do Ministério Público é um conjunto de princípios e diretrizes norteadores das ações nacionais de promoção e prevenção em saúde mental dos integrantes do MP. A Política visa estimular a implementação de programas e ações que assegurem a melhoria dos níveis de promoção e prevenção em saúde mental na instituição.