Nesta sexta-feira (8), durante reunião de alinhamento, membros do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) trataram do risco social de estudantes da rede pública estadual e do fortalecimento da inteligência estratégica do MPPI.
O debate foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, e contou com a participação dos coordenadores dos órgãos auxiliares com atuação na área finalística.
Também participaram do encontro: a chefe de gabinete do PGJ-PI, a promotora de Justiça Cláudia Seabra; a secretária-geral do gabinete do PGJ-PI, a promotora de Justiça Everângela Barros; a delegada Eugênia Villa; o coronel Alberto Menezes; a procuradora de Justiça Ivaneide Assunção Tavares e servidores do MPPI.
A delegada Eugênia Villa apresentou um painel de BI (business intelligence) com dados sobre um estudo de Avaliação de Risco Social realizado nas escolas da rede estadual de ensino pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
Foram apresentadas evidências detalhadas, por meio de mapas de vulnerabilidade, com análise das ameaças, impactos, planos de medidas de tratamento voltadas para a redução do risco social entre os estudantes e a prevenção de MVIs (mortes violentas intencionais) realizadas por jovens.
Na ocasião, ocorreu um debate sobre a ampliação da articulação interinstitucional para intensificação do trabalho da rede de apoio e proteção às crianças, jovens, professores e toda a comunidade escolar.
Em seguida, o promotor de Justiça Jessé Mineiro, coordenador do Gabinete de Segurança Institucional, conduziu exposição referente ao fortalecimento da inteligência estratégica do MPPI.
No início deste ano, foi definido um calendário de encontros mensais para elaboração conjunta de estratégias, avaliação gerencial e compartilhamento de ideias voltadas ao aprimoramento institucional.