O Ministério Público do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Uruçuí, realizou nesta sexta-feira (31), uma visita institucional e inspeção semestral ao 10° Batalhão da Polícia Militar, em conformidade com as resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelecem diretrizes para o controle externo da atividade policial.  

O Promotor de Justiça, Gilmar Pereira Avelino, foi recebido pelo Comandante do 10° Batalhão, Coronel Marcos Antônio Hortência, e pelo 1° Tenente, Jair Reis Costa na sede do Batalhão. A visita teve como objetivo principal verificar a execução das atividades policiais, analisar os procedimentos adotados pela corporação e assegurar a transparência e a legalidade nas ações realizadas.  

Durante a inspeção, o promotor Gilmar Avelino dialogou com os oficiais e efetivos, a fim de promover um intercâmbio de informações sobre boas práticas e desafios enfrentados no cotidiano da segurança pública. O Coronel Hortêncio apresentou informações sobre as operações do Batalhão ao destacar as estratégias utilizadas para o combate à criminalidade e a promoção da ordem pública na região, bem como apontou reivindicação da tropa.  

“O diálogo aberto entre o Ministério Público e o comando da Polícia Militar é fundamental para fortalecer a institucionalidade e garantir o respeito dos direitos dos cidadãos”, comenta.  

Ao final da visita, o Promotor Gilmar Avelino ressaltou a importância do Controle Externo da Atividade Policial como ferramenta essencial para promover a responsabilidade e a eficiência nas ações de segurança pública, reafirmando o compromisso do Ministério Público com a proteção dos direitos fundamentais e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. 

Esta inspeção semestral reforça a colaboração entre as instituições e a busca constante por uma atuação policial que respeite os princípios democráticos e os direitos e garantias fundamentais.