Na última terça-feira (5), como parte do programa Papo da Obra, a promotora de Justiça Amparo de Sousa Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas (Navi), conduziu um bate-papo com colaboradores da construtora Mota Machado, abordando a importância do enfrentamento da violência contra a mulher.

Durante o encontro, a promotora Amparo de Sousa destacou diversos aspectos do tema, falando aos presentes sobre os diferentes tipos de violência — psicológica, física, moral, patrimonial e sexual. Ela também orientou sobre como identificar sinais de que uma pessoa pode ter comportamentos violentos e sobre como agir preventivamente para evitar a escalada da violência no ambiente familiar.

Amparo Paz enfatiza que a iniciativa tem como objetivo levar a discussão sobre violência doméstica contra a mulher ao local de trabalho de trabalhadores da construção civil. Ela também destacou a relevância de programas de reabilitação para homens que cometeram atos de violência doméstica.

“Iniciativas do Ministério Público, como o programa Reeducar, promovem a reeducação desses indivíduos por meio de acompanhamento psicológico e sensibilização. O objetivo é interromper o ciclo de agressões, proteger a mulher e possibilitar a reintegração desses homens na sociedade de forma responsável”, explicou a promotora.

Ao final do evento, Bartolomeu da Silva, construtor da Mota Machado, fez um depoimento emocionado, ressaltando a importância dos encontros promovidos pelo Ministério Público e das palestras do projeto “Papo na Obra”. Ele afirmou que a conscientização proporcionada por esses diálogos tem o potencial de impactar positivamente a vida de muitas pessoas, contribuindo para a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.