A Ouvidoria e o Procon do Ministério Público do Estado do Piauí estiveram entre os dias 04 e 08 de novembro nos municípios de Isaías Coelho, Vera Mendes, Itainópolis e Wall Ferraz. Durante a ação, foram oferecidas informações à população sobre os direitos e deveres dos consumidores, registros de denúncias, esclarecimentos sobre o funcionamento do MPPI e encaminhamentos para órgãos como o Procon Itinerante, CRAS municipal de Itainópolis e Promotoria de Justiça de Itainópolis.
Em Isaías Coelho, Vera Mendes e Wall Ferraz, o Procon promoveu também atividades de orientação acerca da plataforma de resolução de conflitos Consumidor.Gov, além de palestras sobre fraudes em empréstimos consignados. O servidor Ítalo Ribeiro conduziu as apresentações sobre o Consumidor.Gov na Escola Municipal Nelson Moura Fé (Isaías Coelho), na Escola João Antônio da Vera (Vera Mendes) e no Centro de Ensino de Tempo Integral Clementino Martins (Wall Ferraz), para estudantes e professores.
A servidora Sheyla Albuquerque falou sobre fraudes em empréstimos consignados, com ênfase na proteção às pessoas idosas. Além de dezenas de idosos, assistiram às palestras colaboradores dos Centros de Referência de Assistência Social locais que trabalham de forma continuada com esse público.
Já no âmbito do projeto “Ouvidoria Itinerante”, foram realizados 32 atendimentos/informações protocolados, via sistema da Ouvidoria, sendo 15 no município de Isaías Coelho, 5 em Vera Mendes, 8 em Itainópolis e 4 em Wall Ferraz.
O projeto tem como objetivo expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Ministério Público. A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, que permite o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público e o poder público, no qual possibilita mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento respectivos às necessidades da sociedade.