O promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, conduziu o painel “Facções criminosas: análise jurídica e estratégias de enfrentamento”, realizado durante o 2º Simpósio de Aperfeiçoamento Funcional no Tribunal do Júri, evento promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior (Cesaf-ESMP) e o Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO).
O simpósio aconteceu nesta sexta-feira (08), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPTO, em Palmas. O evento, promovido com o apoio da Associação Tocantinense do Ministério Público, teve como objetivos capacitar e atualizar promotores de Justiça para atuação no Tribunal do Júri, promovendo o aprimoramento profissional e a reflexão sobre os procedimentos para a uniformização dos meios de atuação.
O promotor de Justiça Rômulo Cordão, do MPPI, foi um dos palestrantes convidados. Ele é autor do livro “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira: Reinventando o Combate à Corrupção e Estimulando a Eficiência dos Governos”. Em parceria com o também promotor de Justiça José William Luz, Rômulo Cordão escreveu o livro “Facções Criminosas – Análise jurídica e estratégias de enfrentamento”.
Antes de ingressar no MPPI, Rômulo Cordão foi servidor do Poder Judiciário e delegado de polícia, além de ter exercido outras atividades. Desde 2008 faz parte do Ministério Público do Piauí. Na instituição, já exerceu o cargo de coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).