O Ministério Público do Piauí (MPPI) divulgou, nesta segunda-feira (9), a programação oficial da Semana do MP 2024. O evento será realizado de 16 a 19 de dezembro e contará com diversas atividades em alusão ao Dia Nacional do Ministério Público, celebrado anualmente em 14 de dezembro.

A cerimônia de abertura está marcada para a próxima segunda-feira, 16 de dezembro, às 19h, no auditório do Sebrae Piauí (Av. Campos Sales, 1046, Centro, Teresina). O evento contará com a palestra magna do procurador de Justiça Edilson Mougenot Bonfim, do Ministério Público do Estado de São Paulo, que abordará o tema “O Promotor de Justiça Criminal no Brasil Contemporâneo”. As inscrições devem ser feitas através do site do Ceaf.
O momento contará ainda com apresentações do Coral Vozes do MP, da Orquestra Sanfônica e de uma exposição de artes plásticas com obras de autoria de membros e servidores do MPPI.

As atividades programadas de 17 a 19 de dezembro ocorrerão no auditório da Sede Leste do MPPI (Av. Lindolfo Monteiro, 911, Fátima). Na terça-feira, 17, será realizada a entrega do Prêmio de Excelência Funcional, destinado aos membros que se destacaram pela qualidade da atuação, e do Prêmio Promotor Amigo da Ouvidoria, que reconhece promotores de Justiça pela agilidade e eficiência no atendimento às demandas da população. No dia será entregue ainda a Medalha do Mérito Correcional.

Na quarta-feira, 18 de dezembro, serão concedidos o Prêmio Melhores Práticas, que valoriza iniciativas inovadoras desenvolvidas por integrantes do MPPI, e o Prêmio MPPI de Jornalismo. Haverá ainda homenagens às instituições parceiras dos projetos do MPPI reconhecidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Semana do MP 2024 será encerrada na quinta-feira, 19 de dezembro, com a Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito do Ministério Público “Procurador de Justiça Darcy Fontenelle de Araújo”, a mais alta honraria concedida pela instituição. A medalha é destinada a personalidades ou entidades que prestaram relevantes serviços ao Estado do Piauí e ao Ministério Público.