A 12ª e 29ª Promotorias de Justiça de Teresina promoveram nessa quinta-feira, 20 de fevereiro, duas audiências com gestores públicos do Estado e de Teresina, em continuidade ao desenvolvimento das ações no âmbito dos projetos Reconstruindo Laços na Saúde e Passos Firmes. A primeira audiência ocorreu na sede do Hospital Infantil (HILP) e a segunda na sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), em Teresina.

No primeiro encontro, o promotor Eny Pontes esteve com equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a diretoria do Hospital Infantil. O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, esteve presente. Durante o encontro de trabalho, o representante do Ministério Público ouviu explicações das equipes técnicas sobre os casos de crianças e adolescentes que estão internados em longa permanência.

O promotor disse que irá oficiar as Promotorias de Justiça do interior do Maranhão e do Piauí para iniciar as tratativas sobre a possibilidade das crianças e adolescentes serem levadas num primeiro momento para unidades de saúde próximas às cidades de origem. No caso de pacientes vindos do Maranhão, o secretário de Saúde do Piauí afirmou que buscará uma solução sobre a situação dos pacientes de longa permanência com a pasta saúde daquele estado.

Em seguida, o responsável pelas Promotorias da Saúde e assessoria da Promotoria de Defesa da Pessoa Idosa estiveram com integrantes da Diretoria de Atenção Básica da FMS, para dialogar sobre a implementação do projeto Passos Firmes, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de ações para a prevenção de queda de pessoas idosas.

Até o fim de março, a FMS encaminhará informações sobre o trabalho desempenhado pelas Academias de Saúde na prevenção de quedas de idosos e o número do processo de licitação para a compra de materiais para essas unidades. Será agendada audiência com a Secretaria de Esporte e Lazer de Teresina para tratar sobre a falta de profissionais e de manutenção nas Academias Populares, bem como pedir a colaboração para atuação no Passos Firmes. Além disso, o MPPI deve promover um diálogo com as instituições de ensino superior para firmar parcerias com o projeto Passos Firmes.