Quinze artigos produzidos por trinta e quatro autoras e autores, integram a 6ª edição da Revista Eletrônica do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), lançada nesta sexta-feira (21), em Teresina.
O lançamento ocorreu na sede leste do MPPI e contou com a participação de Procuradores, Promotores e servidores, além de profissionais e estudantes de diversas áreas. A Revista Eletrônica é multidisciplinar e contempla diversos temas e abordagens.
“Nesta edição, comemoramos avanços significativos, destacando a ampliação do Conselho Editorial. Agora, contamos com a valiosa colaboração de doutores atuantes em diversas instituições e estados do país, o que fortalece ainda mais a credibilidade da nossa publicação e amplia o seu alcance, tornando-a um verdadeiro símbolo do que buscamos alcançar, em termos de excelência e qualidade na produção de conhecimento”, destacou o procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, durante o lançamento.
Para marcar o lançamento, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPI) promoveu uma roda de conversa com o tema “O processo estrutural e pesquisa científica: Interconexões e Influências”, com a participação de convidados: a juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros e o Procurador da República Marco Aurélio Adão.
“O tema do processo estrutural é possivelmente um dos mais debatidos no cenário jurídico nacional atualmente. É uma perspectiva diferente de enfrentar problemas complexos que envolvem múltiplas tarefas e atribuições dentro do poder judiciário. A participação do Ministério Público nesse contexto é fundamental”, exemplificou o Procurador da República Marco Aurélio Adão, ao comentar o tema da roda de conversa.
A juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros considerou a temática essencial para que a Justiça e o Mistério Público serem realmente efetivos e vetores de transformação social.
O processo de produção da Revista foi conduzido por um Conselho Editorial e por um Conselho Gestor, ambos presididos pela Diretora-Geral do CEAF, a procuradora de Justiça Teresinha Borges, que considerou o lançamento um momento para reafirmar o papel do Ministério Público como uma instituição que valoriza o conhecimento e busca soluções inovadoras para os desafios que enfrenta.
“Que essa edição seja um catalisador para colaboração contínua e a transformação social que almejamos. Construindo um futuro no qual a justiça e a igualdade social prevaleçam”, enfatizou o editor-chefe da Revista, o promotor de Justiça Vando Marques.
A Revista Eletrônica do MPPI tem propósitos científicos e culturais, por isso, prestigia e divulga a arte produzida no Piauí. A obra que ilustra a capa da sexta edição é de autoria do fotógrafo André Pessoa.
“Considerando o último estágio de degradação do nosso planeta, a desertificação já atinge 1,2 bilhão de pessoas em mais de 100 países. Somente no Brasil, ocupa 13% das terras do semiárido nordestino. Em Gilbués está o maior núcleo de desertificação da América Latina. O Ministério Público, como guardião da democracia, da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais, tem um papel decisivo na mediação e mitigação desses conflitos ambientais”, disse o fotógrafo.

Conselho Editorial
Editor-chefe, promotor Vando da Silva Marques
Promotores de Justiça Edilsom Pereira de Farias, Márcio Giorgi Carcará Rocha e Paulo Maurício Araújo Gusmão
Professores Auricélia do Nascimento Melo, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nelson Juliano Cardoso Matos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Sandro Alex de Sousa Simões, da Universidade de Lisboa, a professora Maria Gessi-Leila Medeiros, da FAESPI e pelos servidores do MPPI Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão e João Marcel Evaristo Guerra.
Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo e professor universitário Valter Foletto Santin
Procurador de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso e professor universitário Antônio Sergio Cordeiro Piedade
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo e também professor universitário Hermes Zaneti Junior
Coordenador de graduação em Direito do ICEV, Horácio Lopes Mousinho Neiva
Procurador de contas do Ministério Público de Contas do Piauí, Leandro Maciel do Nascimento, o procurador da Fazenda Nacional e professor universitário Robertônio Santos Pessoa, o procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo e chefe do departamento de Direito Penal e Processual Penal da PUC-SP, Motauri Ciocchetti de Souza, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul Ana Maria Moreira Marchesan e o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Márcio Soares Berclaz.
Conselho Gestor
Promotores de Justiça Ana Isabel de Alencar Mota Dias, Esdras Oliveira Costa Belleza do Nascimento, Luana Azerêdo Alves e pelos servidores Anne Carolinne Carvalho Galdino, Daniel Ribeiro Marques, Shaianna da Costa Araújo e Viviane Maria de Pádua Rios Magalhães.