O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas (NAVI), participou, na sexta-feira (14), de uma palestra sobre violência doméstica e familiar contra mulher na escola CETI Governador Freitas Neto.
A atividade faz parte do projeto 21 Elas Vivas, Feminicídio Zero, da Secretaria de Educação do Piauí e foi direcionada a alunos do Ensino Médio da instituição de ensino, com base na Lei 14.164/2021, que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. A promotora Amparo Paz dialogou com os adolescentes, pais e coordenadores sobre as diversas formas de violência contra a mulher, destacando que os abusos podem ocorrer dentro de casa, na escola ou na comunidade.
“Precisamos falar sobre isso desde cedo, para que os erros do passado não se repitam. É fundamental que todos conheçam os direitos das mulheres, as formas de violência existentes e as penalidades previstas. Nosso trabalho é uma forma de prevenção, para que possamos viver em uma sociedade mais segura”, destacou a promotora.
A conversa também contou com a participação da presidente da Associação de Mulheres do bairro Parque Universitário, Maria Madalena da Conceição. Para ela, o debate foi essencial para que os adolescentes entendam as formas de violência contra a mulher, suas consequências e os locais de apoio às vítimas.
“Foi muito importante tudo o que a promotora Amparo trouxe para nós e estou muito grata por ter participado. Muitas vezes, não sabemos o que um vizinho ou uma amiga está passando. Por isso, ter palestras como essa, na escola, é essencial para ensinar, desde cedo, que violência é crime e que as mulheres devem denunciar”, concluiu Maria Madalena.

