O Ministério Público do Piauí (MPPI) inaugurou, nesta quinta-feira, 08 de maio, a nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça de Valença do Piauí. As novas instalações do MPPI no município representam uma conquista importante para a instituição e para a população local, que agora, passa a contar com um espaço moderno, funcional e preparado para oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado.

A nova sede de Valença é um imóvel urbano, cedido pela Prefeitura, localizado na Praça Getúlio Vargas, nº 46, Centro, medindo 392,70m², com área construída de 264,94m². O prédio passou por uma reforma para adaptação ao uso das duas Promotorias de Justiça atuantes, contemplando em sua organização espacial: recepção, dois gabinetes para os membros, com suas respectivas assessorias, duas salas de reuniões, uma secretaria unificada, bateria de banheiros, almoxarifado, arquivo, copa/refeitório e estacionamento privativo aos fundos da edificação.

Durante seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça afirmou que a nova sede representa não apenas um avanço na infraestrutura institucional, mas também o compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade. “A nova sede das promotorias de Justiça de Valença terá uma ampla atuação regional, até porque estamos reestruturando as instalações em termos de equipamentos e pessoal para que o atendimento seja cada vez mais qualificado”, afirmou o PGJ.

As demais autoridades presentes destacaram o papel essencial do Ministério Público na promoção da justiça, na defesa dos direitos da população e no fortalecimento da democracia. O Corregedor-Geral do MPPI, Fernando Ferro, destacou a homenagem feita ao Procurador de Justiça Deoplisto Solon Noronha: “Ele foi um homem à frente do seu tempo, porque aqui serviu nas décadas de 1950 e 1960; um homem de reconhecida idoneidade moral, capacidade de trabalho e prestou relevante serviço à comunidade de Valença”, disse.

A Promotora de Justiça Débora Geane Aguiar Gomes, diretora da Sede do Núcleo de Promotorias de Justiça de Valença, falou sobre a inauguração: “um lugar bem central, para atender a população com uma estrutura adequada, confortável. É um momento feliz para a justiça da cidade de Valença”, afirmou a promotora.

O edifício, que leva o nome do promotor de Justiça “Deoplisto Solon de Noronha”, homenageia uma das figuras históricas do MPPI. Nascido no município de Tauá, no Ceará, Deoplisto iniciou sua trajetória jurídica na década de 1940, atuando como promotor nas comarcas de São Pedro e posteriormente em Valença. O senhor Frank Lúcio Nogueira, familiar do procurador Deoplisto Solon, destacou sua atuação à frente da Promotoria de Valença: “Ele, como membro do Ministério Público, atuava de forma exemplar na instituição. Ele era uma pessoa humana, que correspondia muito bem aos anseios da população mais carente, uma pessoa que se dedicava além do seu exercício como promotor, tinha uma atenção especial para as pessoas mais necessitadas”, pontuou.

A sede foi oficialmente inaugurada com o ato de descerramento da placa histórica, seguido de uma visita guiada às novas instalações. O prédio está equipado para garantir melhores condições de trabalho aos membros e servidores do MPPI, bem como para proporcionar um atendimento mais qualificado aos cidadãos valencianos.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura; o corregedor-geral do MPPI, Fernando Melo Ferro Gomes; o juiz da 1ª vara da comarca de Valença, José Sodré Ferreira Neto; a promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça de Valença, Débora Geane Aguiar Aragão Gomes; o promotor de Justiça Plínio Fontes, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Valença, a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Hugo Cardoso, o ouvidor substituto do MPPI, Antônio Moura, a promotora-corregedora do MPPI, Ana Isabel Dias, a procuradora de Justiça aposentada, Ivaneide Assunção, o prefeito do município, Marcelo Costa e Silva; o presidente da subseção de Valença da Ordem dos Advogados do Brasil, Filipe de Oliveira Rufino Borges; e o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Francisco de Assis Dias Vieira Sobrinho, além de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais de Novo Oriente, Lagoa do Sítio e Pimenteiras.

Ao final da solenidade, o Prefeito do município de Valença do Piauí, Marcelo Costa e Silva, assinou, juntamente com o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura e a promotora Débora Geane Gomes, o termo de adesão ao projeto Elas no Controle: mulheres no controle de suas histórias fortalecem famílias. A iniciativa tem como foco a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia, geração de renda e fortalecimento familiar.