O Procon e a Ouvidoria do Ministério Público do Piauí realizaram, entre os dias 19 e 23 de maio, atendimentos itinerantes à população de Piracuruca, São José do Divino e São João da Fronteira.
A ação teve como principal objetivo levar informações, orientações e atendimentos relacionados aos direitos do consumidor, fortalecendo o diálogo com a população e promovendo cidadania em parceria com instituições locais. Em Piracuruca, o evento contou com o apoio da Ouvidoria do MPPI, da Justiça Itinerante, da Defensoria Pública e da Ouvidoria Geral do Estado.


Na cidade de Piracuruca, o equipe do Procon realizou capacitação com os novos servidores do Procon municipal, conduzida pela servidora Sheyla Albuquerque. A formação abordou temas práticos do cotidiano do atendimento ao consumidor, como os artigos mais utilizados do Código de Defesa do Consumidor, a organização operacional do órgão e a postura adequada do operador do direito nas relações de consumo. O Procon Itinerante promoveu três palestras educativas. A primeira com idosos no Centro de Convivência do Idoso sobre prevenção a fraudes, especialmente, envolvendo empréstimos consignados. Os participantes relataram experiências e esclareceram dúvidas sobre situações vividas. As outras duas palestras foram realizadas com estudantes do ensino médio. A primeira para cerca de 160 estudantes do CETI Inês Rocha. A exposição foi ministrada pelo técnico Ítalo Ribeiro e abordou os canais de resolução de conflitos disponíveis para o consumidor. Já os alunos do CETI Hersichia de Sousa Brito receberem informações sobre as formas de atuação do Ministério Público e o papel do Procon em atividade que contou com a presença dos servidores do Procon municipal.

A segunda etapa da jornada aconteceu no município de São José do Divino, com ações de atendimento e orientação à população. O encerramento ocorreu em São João da Fronteira, com a realização de dois eventos, um com os idosos, que aconteceu na Câmara Municipal e o segundo no CETI São João Batista, para um público de 120 alunos, ambos voltados à educação para o consumo e fortalecimento da rede de proteção aos consumidores.
Ouvidoria Itinerante
A ação fez parte do projeto “Ouvidoria Itinerante”, que tem como principal objetivo ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo MPPI. Durante a iniciativa, foram disponibilizados atendimentos como registro de denúncias, solicitação de informações e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da instituição.
Ao todo, foram realizados 28 atendimentos, sendo 18 em Piracuruca, 8 em São José do Divino e 2 em São João da Fronteira.

A Ouvidoria do MPPI funciona como um canal direto de comunicação entre o cidadão e o Ministério Público, permitindo o diálogo com o poder público e contribuindo para o aprimoramento dos serviços prestados. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência, a escuta ativa e a busca contínua por melhorias no atendimento às demandas da sociedade.