Na manhã desta terça-feira (15), foi realizada a posse do Procurador de Justiça Eny Pontes no cargo de Corregedor-Geral Substituto do Ministério Público do Estado do Piauí. Ele assume a função anteriormente ocupada pela Procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima.
O momento contou com a presença da Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra; do Corregedor-Geral, Fernando Ferro; do Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Hugo de Sousa Cardoso; do Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Plínio Fontes; do Promotor-Corregedor Edsel Belleza; e dos Promotores de Justiça Flávio Teixeira, Luísa Lacerda e Thiago Brito, além de servidores e colaboradores.

“A Corregedoria é um órgão essencial para o funcionamento do Ministério Público. Além de sua natureza fiscalizadora, ela exerce um papel orientador das nossas atividades. A Corregedoria se fortalece com a chegada do novo Corregedor-Geral Substituto, por sua vivência e competência, frutos de toda a sua trajetória no MP, que certamente se somarão ao trabalho do Dr. Fernando Ferro. A Dra. Zélia deixa um legado indescritível de aprimoramento não apenas na Corregedoria, mas em todas as áreas em que atuou. É sempre importante valorizar pessoas que edificaram nossa instituição”, destacou a Procuradora-Geral de Justiça, Cláudia Seabra.

“Quero registrar o magnífico trabalho da Dra. Zélia Saraiva Lima, que dedicou sua sabedoria e conhecimentos à Corregedoria. Ela esteve presente em todas as correições realizadas em Teresina e em diversos assuntos institucionais. A Dra. Zélia continuará contribuindo significativamente com o Ministério Público. Já o Dr. Eny é um jovem Procurador de Justiça com uma capacidade de trabalho invejável e que, com certeza, somará esforços para que tenhamos pleno êxito”, afirmou o Corregedor-Geral do MP, Fernando Ferro.
Zélia Saraiva Lima passou a integrar a Corregedoria-Geral do MPPI em 2001, exercendo o cargo de Assessora Especial da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Até recentemente, ocupava o cargo de Corregedora-Geral Substituta, função que desempenhou por dois anos e dois meses.

“Deixo o cargo com alegria, pois encerro este ciclo com a certeza de que cumpri o meu papel. Tenho plena confiança de que o Dr. Eny será um batalhador, pois esse é o seu perfil. Ele já desempenhou um belíssimo trabalho na área da saúde”, declarou a Procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima.
O Corregedor-Geral Substituto do MPPI tem a atribuição de substituir o Corregedor-Geral em casos de afastamento, impedimento ou vacância, além de auxiliá-lo nas atividades de fiscalização, orientação e disciplina dos membros do Ministério Público.

“Assumo esta função com grande senso de responsabilidade. Nosso compromisso é auxiliar a Corregedoria no trabalho correicional e promover, diariamente, uma aproximação com os membros por meio do diálogo. Esse intercâmbio entre os membros e a Corregedoria é fundamental para que os anseios institucionais sejam levados à Administração Superior e, assim, o trabalho flua com naturalidade”, afirmou o novo Corregedor-Geral Substituto, Eny Pontes.
A Corregedoria-Geral do MPPI, órgão da Administração Superior, é responsável por fiscalizar, orientar e acompanhar a atuação funcional e a conduta dos membros do Ministério Público, assegurando o cumprimento dos deveres institucionais e a entrega de serviços com eficiência e responsabilidade à sociedade.