Pessoas sentadas numa quadra

 

Começou nesta quarta-feira (07), mais uma etapa do Projeto Eco Kids e Eco Teens realizado pelos Centros de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). A Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada no bairro Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, foi a primeira a apresentar os resultados das ações educativas e a receber os exemplares da publicação jornalística. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e a Fundação Inês Carvalho são parceiros do projeto. 

 

O Jornal que leva o nome do projeto será lançado em seis escolas da rede pública municipal de ensino de Teresina, nas respectivas datas: Escola Municipal Dom Hélder Câmara (Irmã Dulce) lançado hoje, Graciliano Ramos (Torquato Neto) na sexta-feira, 09; Minha Casa (Matadouro) no dia 12, CMEI Gurupá de Cima (Povoado Gurupá de Cima) e Machado de Assis (Renascença) na próxima semana nos dias 13 e 15.

 

Pessoas sentadas

 

Horta suspensa

 

Dentre as ações empreendidas pelos estudantes e professores da E.M. Dom Hélder Câmara estão: a revitalização da praça do colégio, construção de horta suspensa, reativação da cisterna, com a finalidade de captar água da chuva; e ainda foi realizada uma oficina de trabalhos manuais com materiais recicláveis.

 

“Nós queremos que essa ação permaneça e, continue a produzir nos alunos e seus familiares uma mudança de atitudes. E, assim passem a agir de maneira diferente, e esse agir começa com informação, educação e conhecimento que são as ferramentas usadas para instruir nossas crianças”, disse a Promotora Maria Eugênia Bastos.

 

Pessoa de pé falando

 

A diretora do Escola Dom Hélder, Socorro Mendes, avalia como positivo o desenvolvimento de ações de educação ambiental em seus diversos aspectos. “Quando vi o projeto no site do Ministério Público fiquei bastante entusiasmada com essa iniciativa. Isso porque trabalhar com as crianças nessa faixa etária de 06 a 12 anos é fundamental para a formação de adultos conscientes da importância de preservar os recursos naturais”, ressalta a docente. Ela ainda pontua que a unidade de ensino definiu a água, como o recurso natural para ser trabalhado com os estudantes.

 

Já a Promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do CAODEC, agradeceu o empenho de professores e a equipe gestora no desenvolvimento das atividades de educação ambiental. “É muito gratificante perceber como o projeto foi levado a sério e testificar no depoimento dos alunos que a temática preservação foi ensinada a eles, que por sua vez aprenderam”, finalizou. 

 

Mesa com objetos dos alunos

 

Pessoas sorrindo