Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) estiveram presentes, nesta quarta-feira(18), em um manifesto de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, realizado na cidade de Teresina. A ação, organizada pelo Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ocorreu no cruzamento da avenida Frei Serafim com a Rua Goiás.

Com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar de ações de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a atividade teve o apoio de 31 órgãos estaduais e municipais. Durante o manifesto, o público que trafegava pelo local, recebeu material informativo, sobre a proposta anual da campanha “Faça Bonito”, que neste ano comemora o 24º ano de mobilização.

Essa campanha tem destacado o dia 18 de maio como data para incentivar que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual. Nesse dia, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

“A importância maior é que as pessoas percebam que devem denunciar, assim que perceber uma situação de violência sexual contra crianças e adolescentes”, explica a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), Joselisse Nunes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) é um dos órgãos que integram o Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O presidente do CMDCAT, André Santos, também esteve presente na atividade e enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelos órgãos. “Muito importante todos os órgãos estarem envolvidos. Hoje é o Dia D. Mas, a gente sabe que é todos os dias que se deve fiscalizar, proteger nossas crianças e adolescentes. Todos os dias nós estamos na luta, cobrando por melhorias, por leis que possam proteger ainda mais nossas crianças e adolescentes”.

Após o manifesto, ocorreram apresentações artísticas no Centro Pastoral Paulo VI. No domingo(22), acontecerá mais uma ação do Comitê. Dessa vez, será realizado um “pedal”, com concentração no Mirante da Ponte Estaiada, a partir das 16h. “Não se calem. Denunciem. Disque 100”, falou a adolescente Ellen Cristina.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel. Mais informações poderão ser obtidas no site: https://www.facabonito.org/

Conheça aqui o material distribuído durante o manifesto: