O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Manoel Emídio, realizou, na última quinta-feira (26), uma palestra em alusão à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O momento foi conduzido pelo promotor de Justiça titular na comarca, Esdras Oliveira Costa Belleza, na Praça Central de Manoel Emídio.

Com o mote “Faça Bonito”, a campanha é realizada durante todo o mês de maio, por meio de diversas instituições que se dedicam a mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade na luta pelos direitos das crianças e adolescentes.

Na oportunidade, o promotor tratou do tema “Exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em seu contexto social, psicológico e jurídico” de forma compatível com o público, que também era composto por crianças e adolescentes.

O promotor de Justiça destacou que estas ações no município são de extrema relevância pois, semanalmente, a Promotoria recebe em média duas denúncias referentes a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Infelizmente, o índice é muito alto. Para piorar a situação, estudos mostram que apenas 10% dos casos são descobertos. Portanto, essa ação visou promover uma maior conscientização da sociedade e das crianças e adolescentes, mostrando que elas têm o direito de falar o que sentem e o que acontece”, frisou.

O MPPI também participou, por todo o estado, de uma série de mobilizações em prol da campanha, como lives, podcasts de entrevistas com autoridades no assunto, ação em manifesto no dia 18 de maio, o qual é considerado o dia “D” da campanha, bem como de um passeio ciclístico em apoio à iniciativa.