O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura recebeu nessa terça-feira (24), no Cine Teatro de Oeiras, a medalha do Mérito da Ordem Renascença. A entrega fez parte das comemorações aos 194 anos da adesão do município de Oeiras à Independência do Brasil.
A solenidade cívico-militar reconheceu pessoas notáveis que contribuem para o desenvolvimento do Estado e buscam melhores condições para a sua gente. Sendo 10 agraciadas com o Grau Cavaleiro, 20 oficial, 10 comendador e 01 com o grau Grande Oficial.
Cleandro Moura, que foi o único a receber a insígnia no mais alto grau, discursou em nome dos homenageados. “O sentimento que inspira neste momento é o amor que tenho pelo Piauí e constatar que há reciprocidade. Gratidão, admiração e reconhecimento são sustentáculos da boa convivência. O nosso Estado é um prodigioso berço de talentos e as 41 personalidades são prova disso, assim como celebramos a memória de todos aqueles que lutaram pela independência”, ressaltou o agora Grande Oficial da Ordem do Mérito Renascença.
Além do governador Wellington Dias, representantes de outros poderes e órgãos também participaram da solenidade. Entre eles, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Erivan Lopes; o prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes; o conselheiro do TCE, Luciano Nunes e o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa.
Instalação do Poder Judiciário em Oeiras
Mais cedo, o Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, também participou da abertura das sessões de julgamentos das Turmas Recursais e da 4ª Câmara Cível, que em razão da instalação do Poder Judiciário em Oeiras, realizaram julgamentos no município.
No Fórum da cidade, o chefe do Ministério Público piauiense elogiou a iniciativa do Tribunal de Justiça. “Considero essa ação do TJ muito louvável diante da importância histórica que Oeiras tem para o Piauí. A instalação do judiciário na cidade é um retorno as origens, já que Oeiras foi a primeira capital do Estado”, destacou.
A solenidade também teve a presença do Procurador de Justiça, Fernando Melo Ferro Gomes; dos desembargadores José James Gomes Pereira, Sebastião Ribeiro Martins e Fernando Lopes. Além do Promotor de Justiça no município, Carlos Rubem Campos Reis.