A Procuradoria Geral de Justiça do Piauí promoveu, na manhã de hoje (26), um evento de integração institucional, cuja programação incluiu o lançamento do Plano de Desenvolvimento de Membros e Servidores para 2017 e do Programa #oMinisterioPublicoPelaPaz, com a realização do workshop “Construindo uma cultura de paz”, na sede da Zona Leste de Teresina. O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, proferiu o pronunciamento de abertura. “Trata-se de um tema oportuno no cenário atual, em que a violência está banalizada e ocupa espaço nos acontecimentos da vida cotidiana e no nticiário nacional e internacional. A cultura da paz vem do respeito aos direitos humanos, desde o primordial, que é o direito a existir como somos, em nossas particularidades, até o direito a uma existência digna que nos permita condições mínimas de desenvolvimento”, ressaltou o chefe do Ministério Público.
Já a Procuradora de Justiça Teresinha de Jesus Moura Borges Campos, que exerce a Direção-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, falou sobre o Plano de Desenvolvimento elaborado para capacitação do corpo funcional da instituição. “O CEAF é um instrumento de fundamental importância, por promover atividades de cunho educativo, formacional e cultural, nas modalidades presencial e à distância, de maneira autônoma ou em cooperação com instituições parceiras, fomentando o debate acerca de temas de relevante interesse para a comunidade jurídica e a sociedade em geral”, disse ela. O plano de desenvolvimento inclui um amplo calendário, que prevê a realização de diversos eventos ao longo do ano.
O primeiro a ser executado foi exatamente o workshop sobre a cultura da paz, pauta que deve guiar a atuação e os projetos do Ministério Público do Estado do Piauí em 2017. A principal premissa é a promoção da paz nas diversas relações que construímos, com foco no respeito aos públicos atendidos pelo MP. A Promotora de Justiça Cléia Fernandes, gestora do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, explicou que a cultura da paz contempla o respeito ao meio ambiente, à vida, às pessoas idosas, aos direitos humanos… Por isso, o SQVT viabilizou a contratação da Dale Carnegie Training, empresa especializada em pessoas, relações e liderança.
Os trabalhos foram dirigidos pela psicóloga Rochelle Martins de Oliveira, que possui ampla experiência nas áreas de comunicação, habilidades interpessoais, apresentações estratégicas, liderança, administração (gestão de pessoas e processos) e gerenciamento, equipes de alta performance e atendimento de classe mundial. Também prestou apoio o trainer Davi Moura. O evento foi prestigiado por membros, servidores e estagiários do Ministério Público.
Atividades dinâmicas privilegiaram a integração e o compartilhamento de ideias.