O Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods) e a Assessoria Técnica de Psicologia do MPPI, lançou Manual de Primeiros Socorros no formato digital (PDF interativo). A iniciativa integra a programação de ações alusivas ao Abril Verde, mês voltado para a conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Confira o manual:

Faça o download do arquivo em anexo.

O manual é dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para noções de primeiros socorros, contendo dicas e técnicas que podem ser utilizadas em momentos de emergência no ambiente de trabalho, como convulsões, desmaio, choque elétrico etc. A segunda, traz orientações relativas à saúde mental, com explicações sobre como identificar uma crise de ansiedade, como agir diante de um ataque de pânico e outros pontos.

“As instruções contidas no Manual serão fundamentais para garantir um primeiro atendimento adequado, permitindo uma estabilidade no quadro no qual a vítima se encontra, até a chegada da equipe dos profissionais de saúde”, disse a coordenadora do SQVT, Cynara Barbosa.

Ergonomia Diária

Durante 10 dias, foi disponibilizado também dicas de ergonomia através dos fundos de tela dos computadores institucionais. As informações divulgadas tinham como objetivo incentivar cuidados diários durante o desenvolvimento das atividades laborais.

Confira as dicas no material em anexo.

Sobre o Abril Verde

A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a sociedade sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. O mês foi escolhido devido a datas importantes para o tema: 06 de abril – Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, 07 de abril – Dia Mundial da Saúde e 28 de abril – Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidente do Trabalho.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através da Recomendação nº 52, de 28 de março de 2017, recomenda aos órgãos do Ministério Público brasileiro a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas, incentivando o desenvolvimento permanente e pleno de seus integrantes, nas esferas física, mental e espiritual, promovendo a qualidade de vida no trabalho, estimulando o senso de pertencimento à instituição bem como orientando no sentido de promover a humanização do ambiente e das relações de trabalho, com o fortalecimento dos princípios da dignidade da pessoa humana, da valorização social do trabalho, da isonomia e da equidade.