O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio das 2ª e 3ª Promotorias de Justiça de Picos, promoveu na sexta-feira (28) uma reunião com representantes de diversos órgãos e de unidades de ensino da cidade para dialogar sobre prevenção de casos de violência nas escolas.

Na reunião, buscou-se coletar informações para a construção de um diagnóstico acerca dos casos de violência nas escolas. Após, foram discutidas diversas ações a serem realizadas, como as medidas preventivas já adotadas, bem como a implementação de melhorias, o desenvolvimento de um plano de ação conjunto para combater ameaças às escolas, e a criação de uma comissão para acompanhamento situacional em Picos.

Segundo explica a promotora Itanieli Rotondo Sá, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Picos, uma das intenções será a de fomentar a cultura de paz no ambiente escolar e a formação de facilitadores para atuarem junto aos alunos.

“Esse foi um momento para conversar com órgãos e unidades de ensino a fim de desenvolvermos ações de prevenção à violência nas escolas. Desde o começo do ano, o Ministério Público desenvolve um projeto sobre os círculos de construção de paz, que é uma das práticas da Justiça Restaurativa, e que têm como público-alvo profissionais da rede de proteção do município. Agora, a nossa intenção é ampliar para as escolas públicas”, comenta a promotora.

O promotor de Justiça Antônio César Gonçalves Barbosa, titular da 3ª Promotoria de Justiça, ressaltou ainda a importância da cooperação entre órgãos e instituições. Segundo o membro do Ministério Público, um dos objetivos é a construção de protocolos e fluxos de atuação conjunta com objetivo de garantir uma escola segura.

Participaram do momento diretores de escola, representantes do conselho tutelar, da polícia civil e militar, da OAB/Seccional de Picos, da 9ª GRE e da rede de assistência social.