A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí (Caoma), Áurea Madruga, foi condecorada, nesta segunda-feira, 05 de junho, com a Medalha do Mérito Ambiental. A entrega da homenagem aconteceu durante o lançamento do ECO Piauí, no Palácio de Karnak.
A promotora de Justiça foi agraciada com a honraria em reconhecimento ao trabalho realizado na defesa do meio ambiente. Umas das principais frentes de atuação de Áurea Madruga tem sido o projeto Zero Lixões – por um Piauí mais limpo. O objetivo do projeto é incentivar os municípios piauienses a encerrarem as atividades em lixões a céu aberto e a promoverem a correta destinação dos resíduos sólidos.
O projeto é desenvolvido com apoio de órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Ministério Público de Contas (MPC-PI), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh) e Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Na semana passada, mais cinco municípios aderiram ao projeto. Até o momento, 25 municípios do estado já celebraram termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público do Piauí, para encerrar os lixões e promover a destinação correta dos resíduos sólidos.
O govenador Rafael Fonteles destacou a parceria com órgãos governamentais para o desenvolvimento de ações de proteção ao meio ambiente. “Quero parabenizar o Ministério Público pela iniciativa do projeto Zero Lixões. Sem dúvida é uma iniciativa que tem cooperado para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Além disso, o MP tem atuado de forma que os municípios assumam a sua responsabilidade na questão do encerramento de lixões e na destinação correta dos resíduos sólidos”, disse o chefe do Poder Executivo Estadual.
A promotora Áurea Madruga reafirmou a necessidade do diálogo e responsabilização. “Nós, desde o início do projeto, procuramos sempre atuar para conscientizar os gestores municipais sobre a necessidade de adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Vamos continuar nessa empreitada e sempre procurando firmar parcerias que nos ajudem a mudar esse cenário do estado do Piauí em relação aos lixões”, afirmou a coordenadora do Caoma/MPPI.
Foto do destaque: Jorge Bastos