A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) e do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crime (NAVI) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a promotora de Justiça Amparo Paz, ministrou palestra, nessa terça-feira (6), em seminário promovido pelos Alcoólicos Anônimos (AA), no auditório do Fórum de Timon, no Maranhão.
O tema do evento foi “Alcoolismo: um problema de saúde ou segurança pública, como abordá-lo?”. O momento contou com a presença de profissionais da saúde e da educação envolvidos neste processo.

Durante a palestra, a promotora relacionou a problemática do alcoolismo com a violência doméstica e familiar. Isso porque a violência pode ser exacerbada pelo uso do álcool, o que pode culminar em agressões à esposa e filhos, por exemplo.
Amparo Paz defende que o alcoolismo deve ser encarado de forma séria, a partir de estudos com evidências científicas. “O álcool, apesar de lícito, é a porta de entrada para outras drogas e também pode deixar mulheres ainda mais vulneráveis à agressões físicas e demais tipos de violência. Além disso, também é um alerta às mulheres, pois sabemos que possuem o organismo mais suscetível às bebidas alcoólicas e isso pode ser extremamente prejudicial”, enfatizou.
Ao final da palestra, a promotora recebeu certificado como palestrante do evento.
