A chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça do Piauí, Cláudia Seabra, participou, hoje, 27 de junho, da apresentação do Pop Rua Jud, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Cláudia Seabra representou o procurador-geral de Justiça, Cleandro Moura. A promotora de Justiça Myrian Lago, titular da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, também esteve presente na reunião.
A apresentação da política aconteceu na sala de reunião da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, em Teresina. A exposição foi conduzida pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Mário Henrique Maia. A Política foi instituída em 2021, por meio da Resolução CNJ n. 425.
O objetivo do PopRuaJud é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
Conselheiro do CNJ, Mário Henrique Promotora de Justiça Myrian Lago Chefe de Gabinete do PGJ, Cláudia Seabra
A apresentação contou com a participação da secretária de assistência social do Estado, Regina Sousa, e representantes da SEMCASPI, DPE-PI e instituições que atuam na defesa da população de rua.
Ao final da reunião, ficou definida a criação de um comitê com órgãos governamentais e entidades que atuam na defesa da população de rua, objetivando a implantação do Pop Rua Jud.