A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude, Promotora de Justiça Lia Burgos, e a titular da 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, Joselisse Carvalho, participaram da solenidade de entrega da reforma da Unidade de Acolhimento Masculino Joel Silva, evento realizada na manhã de hoje (19).
A unidade foi objeto de uma ação civil pública, na época proposta pelo Promotor de Justiça Luiz Rebelo. Em 2016, o Poder Judiciário decidiu pela interdição da estrutura, porque o abrigo não atendia aos parâmetros mínimos de funcionamento preconizados pelas Orientações Técnicos dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.
Depois da reforma, a unidade volta a funcionar, atendendo jovens de 12 anos a 17 anos e 11 meses que estão em situação vulnerável. As obras de revitalização foram acompanhadas pela 45ª Promotoria de Teresina, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude. A unidade de abrigo masculino possui agora dois compartimentos para a área administrativa, uma sala de convivência e estar, uma sala de estudos, três dormitórios para adolescentes e um quarto para descanso dos educadores, além de refeitório e cozinha.
A unidade tem capacidade de atender inicialmente até 10 adolescentes, por até 90 dias, sob medida excepcional, expedida por meio do Conselho Tutelar.