A cerimônia de recondução de Cleandro Moura ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Piauí aconteceu na noite desta sexta-feira (29), e contou com as presenças de representantes de poderes públicos e instituições estaduais e nacionais.

A solenidade iniciou com o cortejo dos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça. Em seguida, o coral “Vozes do Ministério Público”, regido pelo maestro Paulo Dantas, interpretou o hino Nacional, o hino do Ministério Público do Estado do Piauí e a canção “Cajuína”, própria do cancioneiro popular.

O chefe do Ministério Público do Piauí agradeceu o apoio dirigido a ele e ao MPPI, com a demonstração de confiança e reconhecimento pelo trabalho realizado no fortalecimento do MPPI e na defesa dos direitos e da Justiça.

“Podemos ver as conquistas que tornaram o MPPI uma referência para o MP brasileiro em diversas frentes. Há mais de cinco anos, estamos no ranking do Portal da Transparência do CNMP. Ampliamos nosso quadro, incrementando significativamente, recursos humanos para atender melhor a sociedade. Trabalhamos em busca de uma atuação mais eficiente, buscando um diálogo contínuo, comprometidos em evoluir ainda mais para servir à sociedade”, disse.

Durante seu discurso, o PGJ também reconheceu a importância do trabalho conjunto de todos que integram o MPPI. “Buscamos reconhecer e valorizar membros e servidores, oferecendo melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Valorizar nossa equipe é fundamental para fortalecer a nossa instituição, na certeza de que juntos construiremos um MPPI mais eficiente, justo e comprometido com a sociedade em que vivemos”, destacou.

Já o governador Rafael Fonteles relembrou que esta é a quarta gestão de Cleandro Moura à frente do Ministério Público do Piauí. “Não é todo dia que vemos uma posse pela quarta vez e, na última, os membros me deram a missão difícil de escolher numa lista com só um nome. Essa é uma prova inequívoca do seu trabalho, competência e capacidade de mediação. Esta proeza de ser escolhido com votação de mais de 90% dos membros do MP nos deixa tranquilos, seguros que o órgão está em boas mãos, nesse estado de bem-estar que procuramos. O MP nos ajuda a acertar mais, com toda sua independência, ajudando sobretudo aqueles mais vulneráveis, salvaguardando direitos daqueles que mais precisam e muitas vezes não tem como buscar devido à sua condição”, proferiu o governador.

O corregedor Nacional do Ministério Público, que representou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, frisou que representantes dos Ministérios Públicos de várias regiões do país prestigiaram a recondução de Cleandro Moura.

“É uma honra e satisfação participar dessa posse de recondução. A força e liderança do MPPI são características marcantes da sua atuação, pela sua condução serena e firme, um líder PGJ respeitado e digno. Enalteço seu trabalho, pela sua alta capacidade técnica e por ser um membro do MP que dignifica a todos nós do Ministério Público de todo o Brasil”, declarou.

Além do governador do Estado do Piauí, Rafael Tajra Fonteles; e do corregedor Nacional do Ministério Público, representando o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; participaram da Cerimônia o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Bechara Nader Mattar Júnior; o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, Mário Alexandre Costa Normando, representando o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), deputado Franzé Silva; o desembargador Agrimar Rodrigues de Araújo, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), Hilo de Almeida Sousa; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, Marco Aurélio Alves Adão; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI), Edno Carvalho Moura; a defensora pública-geral do Estado do Piauí (DPE-PI), Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, Daniela Carla Gomes Freitas; e o procurador-geral do Município de Teresina, Ricardo Rodrigues Neto, representando o prefeito José Pessoa Leal.

Também foram registradas as presenças dos Procuradores-Gerais de Justiça de Minas Gerais, Roraima, Rondônia, Distrito Federal e Territórios, representantes do Ceará e do Maranhão, desembargadores do TJPI, Secretários de Estado, e outras personalidades.