Os promotores de Justiça Jessé Mineiro de Abreu e Amina Macêdo Teixeira de Abreu Santiago representaram o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) durante o julgamento do réu Marcus Vinicius Fontes Vieira Barbosa, denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado contra José Santo Vieira Ribeiro. O crime ocorreu no município de Ipiranga, no dia 1º de janeiro de 2023. A sessão do Tribunal Popular do Júri foi realizada na manhã da última segunda-feira (16), no Fórum da Comarca de Inhuma.
O Conselho de Sentença acolheu todas as teses ministeriais, de homicídio qualificado pelo motivo fútil e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e o juiz Expedito Costa Júnior, que presidiu a sessão, fixou a pena em 12 anos de reclusão.
Diante disso, o Ministério Público apelou contra a pena mínima estabelecida para o crime, já fazendo constar a discordância na ata de audiência. Isso porque, segundo o promotor de Justiça Jessé Mineiro, a pena fixada não condiz com a gravidade do fato.
“Foi um homicídio do padrasto, na frente de toda a família, incluindo crianças. A morte da vítima causou grande comoção popular, tendo em vista que era pessoa muito querida pela população”, ressaltou.
Também atuou na sessão, como assistente da acusação, a advogada Nara Letícia de Castro.
Marcus Vinicius Fontes Vieira Barbosa deverá responder, inicialmente, em regime fechado, sem direito a apelar em liberdade.