Em celebração ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), realizou atendimentos à população, na praça Rio Branco, e apresentou ações institucionais à sociedade, durante evento realizado na sede leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em Teresina.

Os atendimentos foram realizados na praça Rio Branco, em Teresina, com objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer orientações aos cidadãos de passagem pelo local. O momento contou com a participação de parceiros, como o Procon Alepi, Equatorial Piauí e Águas de Teresina.

O Procon Itinerante completou, este ano, meia década de atendimento. Já foram percorridos 16.745 km e mais de 60 municípios piauienses foram visitados. As cidades contempladas são escolhidas sob o crivo do mapa de calor, ou seja, municípios onde os consumidores não procuram a plataforma consumidor.gov.br, canal este que o PROCON tem acesso aos dados numéricos.

A apresentação de diversas ações desenvolvidas pelo órgão, no último ano, ocorreu durante a 5ª edição do “Café com o Consumidor”. Os participantes tiveram acesso à “Revista Procon”, ao Cadastro Anual de Reclamações Fundamentadas e ao Relatório Anual de Gestão.

Os pronunciamentos que iniciaram o Café foram realizados pelo Procurador-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, e pelo Coordenador-Geral do Procon, Nivaldo Ribeiro.

Em junho deste ano, o PGJ-PI completa dois anos como presidente do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC). “Nesse período, realizamos duas importantes reuniões do grupo, uma em Teresina, em maio de 2023 e outra em Manaus, em outubro”, recordou o chefe do MPPI, que também avaliou o trabalho realizado pelo Procon, no último ano.

PGJ-PI Cleandro Moura

“Um dia para exaltar todas as conquistas alcançadas através de uma legislação forte e da atuação incansável dos órgãos de defesa. Ainda há muito a ser alcançado, para isso, o Procon MPPI tem buscado cada vez mais expandir o atendimento e conhecimento por todo o estado do Piauí”, disse Nivaldo Ribeiro.

Coordenador-Geral do Procon Nivaldo Ribeiro

Acesse – Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM2Q0N2E4NzYtYjI1OS00M2VjLWE5OTMtOTg5N2E5MTRmZjE2IiwidCI6Ijc0MDE0NTA1LTY5ZDgtNGRlYi1iYmM3LWE2MTU3MjY0Zjk0MSJ9

As atuações extrajudiciais do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Piauí (SEDC) e da Rede Procon; o trabalho realizado pela Junta Recursal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do MPPI (Jurcon); os números das fiscalizações, das campanhas educativas, dos projetos e cursos integram o relatório de gestão.


Baixe – Relatório de Gestão do MPPI e Revista Procon

Servidor do Procon/MPPI Edivar Carvalho 

Procon Itinerante

As atividades do Procon Itinerante desta semana começaram na segunda-feira (11), no município de Monsenhor Gil. Em seguida, na quarta-feira (13), a população de Palmeirais recebeu os serviços itinerantes.