Ouça a promotora de Justiça Áurea Madruga, que falou sobre a reunião com os catadores de materiais recicláveis de Piripiri

O desenvolvimento de atividades de inserção social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis do município de Piripiri foi tema de uma reunião ocorrida, nessa quarta-feira (20), no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

Mediada pela promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), a reunião teve como deliberações a necessidade de o município de Piripiri solicitar ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) a verificação da viabilidade de cessão do prédio que abriga o órgão, nesse município, para que o mesmo seja utilizado pelos catadores. Caso não seja possível, apresentar locais alternativos, no prazo de 30 dias.

Nesse mesmo intervalo de tempo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo No Estado do Piauí (Sescoop/PI) deverá apresentar ao MPPI um levantamento sobre a regularidade jurídica e fiscal da cooperativa. E, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Piripiri, informará o cadastro atualizado de todos os catadores de materiais recicláveis e seus familiares, com a devida comprovação de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, para seleção dos beneficiários dos Programas Federais de Bolsa Família, Tarifa Social e Energia, Pró-Jovem, dentre outros.

A Cooperativa de Catadores levará ao município quais são as necessidades estruturais e de equipamentos para os catadores, no prazo de 10 dias.

Também participaram do alinhamento dos encaminhamentos acima: a Auditora Fiscal Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), Catharina Teixeira Cortez; o servidor da SEMARH-PI, Vicente Gomes da Silva; Ângela Vilarinho da Rocha Silva, auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI); Chrystianne Portela de Mello Rocha, do TCE-PI; representantes do município de Piripiri-PI, da Cooperativa de Catadores e do SESCOOP-PI.